ELDO POP (Hard & Prog Rock)

1973  -  Setembro/1978  (Rio de Janeiro - RJ)

 

 

Uma rádio que, se voltasse ao ar hoje, tocando as mesmas músicas de 40 anos atrás, ainda estaria 100 anos na frente das outras.


 
       

Este é o espaço dos desesperados...

Apesar da enorme quantidade de músicas identificadas, algumas insistem em permanecer apenas na memória dos ouvintes. E eles, claro, tentam de tudo para conseguir descobrir de quem elas são... Cantar, imitar solos de guitarra e descrevê-las, são os métodos mais usados. Felizmente, a maioria se sente constrangida e não envia arquivos MP3 com suas vozes desafinadas; esta medida poupa, os nossos já sofridos ouvidos, de mais agressões musicais. Então, aí embaixo estão descrições de músicas desconhecidas, segundo as próprias palavras dos atormentados. Novas charadas ou pistas para elas, podem ser informadas no Livro de Visitas.

 

OBS.1 (03/04/2010):

Os desesperados estão perdendo a oportunidade de que suas desconhecidas sejam rapidamente identificadas, já que costumam passar informações insuficientes. Há frequentadores aqui da página que têm boa vontade e também habilidade detetivesca; mas, algumas das charadas descritas abaixo são missões para videntes... Para quem quiser descrever as suas lembranças, este é um roteiro sugerido:

1. A música tem duração "normal", é curta ou é daquelas longas?

2. Tem voz ou é instrumental? No primeiro caso: voz masculina ou feminina? Letra em inglês?

3. Estilo predominante: prog? hard? jazz-rock?

4. Instrumento predominante: guitarra? teclados? baixo?

5. Tem algum instrumento incomum no R&R (flauta, violino, etc.)?

6. Parece ser/é gravação em estúdio ou ao vivo?

7. Se lembrar, mencione pelo menos parte do refrão ou de outro trecho cantado ou falado, da música.

8. Informe quaisquer outros detalhes significativos (solo de bateria, efeitos especiais, etc.).

Se os palpites dos ouvintes parecerem absurdos, é provável que a descrição esteja vaga e/ou inexata. Solução recomendada: apresentar mais detalhes e/ou corrigir as imprecisões, pois uma só informação ambígua pode desviar alguém para longe da pista certa...

 

 

OBS.2 (04/07/2010):

Recentemente, percebi que os ouvintes da eldo não são assombrados somente pelas desconhecidas dela: músicas não identificadas, de outras rádios, há décadas martelam a cabeça de muitos. Então, vamos ver se dá para ajudar a turma que também é atormentada por desconhecidas não-eldo.

 

 

OBS.3 (06/11/2010):

Quando alguém posta mensagem no livro de visitas, com palpite ou pista para a solução de uma das charadas relacionadas abaixo, a única coisa que faço é informar nesta seção. Não envio mensagens pessoais aos charadistas; mas, divulgo os e-mails que eles normalmente fornecem. Então, se os informantes quiserem diretamente avisar aos interessados, poderão fazê-lo. Para os detetives da eldo não perderem tempo, tentando desvendar mistérios já desvendados, solicito que os responsáveis pelas charadas confirmem ou informem, as respostas corretas, no mesmo livro de visitas (link acima).

 



 

Charada nº 34  (Lucindo  -  sergiolucindo@yahoo.com.br)

Música que vinha depois de "Out In The Sun" (Patrick Moraz), onde o vocalista (mais parecia vocalista de banda punk) falava "in the night" (terceira música da sequência 169).

 

SUGESTÃO: Dr. Feelgood - Back In The Night  (indicada por Yuri Garin)

 

STATUS: Aguardando manifestação do ouvinte Lucindo.


 


Charada nº 33  (Lucindo  -  sergiolucindo@yahoo.com.br)

Música que vinha antes de "Rock and Roll Hoochie Koo" (Rick Derringer), na qual o vocalista falava em "rainbow's end"  (primeira música da sequência 177).

 

OBS.: Não é "Rainbow's End" (Camel) e nem "Life At Rainbow's End" (Ultravox).

 

SUGESTÃO: Sweet - Fountain  (indicada por Yuri Garin)   [https://youtu.be/PEZAyFytUAM]

 

STATUS: Aguardando manifestação do ouvinte Lucindo.


 


Charada nº 32  (Marco Pellizer)

Música que começa com vozes ao fundo cantando ou falando "Aleluia" e som de vários instrumentos como se fosse uma orquestra, depois começa um violão elétrico ou guitarra.

 

OBS.: o ouvinte não informou se é lembrança da eldo.


 


Charada nº 31  (Walter Saint Martin  -  wl.saintmartin@gmail.com(OBS.2)

Tocava na Fluminense FM, entre 1986 e 1994. A música tem duração "normal", voz masculina, letra em inglês. A voz lembra Chris Isaak, David Bowie ou Double (The Captain of Her Heart). Estilo predominante new wave, gravação em estúdio. O refrão, em piano, está no link abaixo:

http://eldopop.web44.net/Charada31_America.mp3


 


Charada nº 30  (Luciane  -  kyyrse@yahoo.com.br)

Vocês poderiam me ajudar a identificar uma música que tocava na Eldo Pop no final de 1974, início de 1975, que possuía uma percussão devastadora, incluindo toques de máquina de escrever? Parecia afro nessa passagem. Tinha um batuque envolvente, incluindo a máquina de escrever e que ia num crescendo como se fossem grupos tribais avançando em uma "jungle". Era sensacional. Não lembro se havia vocais mais para o final da música. Tô com o som na cabeça há 38-39 anos. Tô desesperada...

SUGESTÃO: Deep Purple - Chasing Shadows  (indicada por Yuri Garin)

STATUS: Aguardando manifestação da ouvinte Luciane.


 


Charada nº 29  (Helen Amorim  -  hamorimbr@yahoo.com.br)

Tinha uma música que tocava com certa frequência e que começava com batidas de máquina de escrever!

 

SUGESTÃO: Vigrass & Osborne - Daily Depress  (indicada por Claudio Dias)

 

Link para download da música:  http://eldopop.web44.net/VigrassOsborne-DailyDepress.mp3

 

STATUS: Aguardando manifestação da ouvinte Helen.


 


Charada nº 28  (Rui  -  ruilima2210@gmail.com)

Costumávamos nos reunir todos os sábados, domingos e feriados para ouvir som e em algumas gravações de cassete rolou um som que na época os amigos mais conhecedores julgaram ser Manfred Man, mas não é. Até hoje procuro este som, mas é quase impossível identificar com a música apenas em minha cabeça: Vocal tipo Ozzy, instrumental tipo Manfred, música meio lenta com vocais excelentes e fortes guitarras em determinado momento, pausadamente.


 


Charada nº 27  (Carlos Albuquerque  -  cbcalbuquerque@uol.com.br)

Peço ajuda aos ilustres saudosos da Eldo para a seguinte (quase) descrição musical:
1) som de guitarra estridente, e vozes soando tipo "ah ticu ticu ah, ticu ticu ah", frenéticas, muitas, ao que parecem, femininas;
2) ao mesmo tempo um som tipo relinchar de cavalos;
3) ao final uma guitarra em solo, numa harmonia bem tranquila, "terum, tin tin terum, toronrom..."

4) arrisco dizer que se parece com algo do Mahavishnu Orchestra, mas não é "Apocalypse", nem "Visions..."

 

OBS: a música não é "Kobaïa Is De Hündïn", do grupo francês Magma.


 


Charada nº 26  (Antonio Henrique  -  anthenal@hotmail.com)

Um boogie que tinha uns 7 minutos... não me lembro se o idioma era inglês ou francês ou outro...


 


Charada nº 25  (Cecilia Lima  -  ceciliaamil22@hotmail.com)

Preciso saber qual é a música que eu ouvia toda quarta e domingo, acho que por volta da meia noite, era instrumental, porém no final tinha vozes, como se fosse um mantra. Entre 1974 e 1975. Acho que este é meu único desejo não realizado, ainda... Por favor se alguém puder me ajudar, serei eternamente grata e poderei levar a minha vida em paz!!!!

 

RESPOSTA: Mike Oldfield - Ommadawn

 


Charada nº 24  (Cicero Rodrigues  -  cicerorodrigues@gmail.com)  (OBS.2)

Tem uma música que me persegue há muitos anos. Era da programação da Fluminense FM. Já tentei de tudo para identificar a banda ou o cantor. Talvez a memória prodigiosa dos outros ouvintes possa me ajudar.

Acho que o nome da música era "Maggy (ou Maggie) Magia". A letra tinha alguns trechos mais ou menos assim: "Maggie Magia fazia as contas de todas as coisas que faria... enquanto uma canção alegre toca em seu tape-deck, dando um clima de festa, ouou ooo Maggie ...".

RESPOSTA: Tiago Araripe - Meg Magia (1982)


Charada nº 23  (Ronaldo Cunha  -  dola686nor@hotmail.com)

Gostaria que alguém pudesse matar duas charadas que até hoje me atormentam:

Uma era cantada em italiano na qual o vocalista estendia a voz assim: "miiiiiooooo toooornero". Infelizmente só lembro desse refrão. O cara mandava com voz em tom bem grave, era uma balada linda (23A).

A outra começava com alguém enviando código morse. Quando estava terminando de passar a mensagem, ele ligava o motor do barco. Era um prog. bem lento, na linha do Tangerine Dream (23B).

RESPOSTA 23A: Formula 3 - Storia Di Un Uomo e Di Una Donna  (identificada por Marcelo Rocha)

SUGESTÃO 23B: Pink Floyd - sequência "One Of These Days" e "Atom Heart Mother" [bootleg "Nocturnal Submission"]  (indicada por Marcelo Rocha)

STATUS 23B: Aguardando manifestação do ouvinte Ronaldo Cunha.

OBS.: a 23B não está no LP "Radioactivity", do Kraftwerk.


Charada nº 22  (Jose Henrique  -  aralfer@yahoo.com.br)

Duas músicas me atormentam, porque não consigo identificar os grupos nem voltei a ouvir, apesar das buscas. Não sei se é exatamente como eu ouvia, mas uma era mais ou menos assim: "... you can't , you can't run away from my love" (refrão) "There's so much about you, I still don't understand, for a moment I have you, and than you ... out of my hands ..." (22A).

A outra tocava no Rock Festival da 98FM (depois que acabou a Eldopop), era meio lenta, tocava numa sequência com Highwire do Argent, e tinha o seguinte refrão: "oh Nicole, don't be so sad, ...things are not the way they seem, at all ..." (22B).

SUGESTÃO 22B: Surrender - Nicole (1979)   (indicada por Cavalcante  -  upcavalcante@hotmail.com)

STATUS 22B: Aguardando manifestação do ouvinte Jose Henrique.


Charada nº 21  (Julio Cezar  -  juliocrpereira@yahoo.com.br)

Até hoje não consegui descobrir uma música que gravei em K7 da programação da ELDOPOP quase nos últimos dias da rádio, muito provavelmente no ano de 1978. Se alguém tem como me ajudar aí vão os detalhes:
1 - Música longa (hard rock), pegava quase todo o lado da fita, entre 18 a 25 minutos.
2 - Instrumental, muitos solos de guitarra e teclado.
3 - Gravação de estúdio.
4 - Lembro bem que quase no final da música, lá pelo minuto 14 ou 15, tinha um solo de bateria bem pesado, não muito longo (entre uns 2 ou 3 minutos), que terminava com o baterista alternando batidas no bumbo e no prato, que começava devagar e ia acelerando até ficar muito rápido, aí entravam os outros instrumentos, que tocavam juntos até o final da música.

OBS.: A música não é nenhuma destas, relacionadas abaixo.

 Focus - Eruption
 Focus - Anonymous Two
 New Trolls - Nella Sala Vuota


Charada nº 20  (OBS.2)

Estou procurando uma música que tocava na Mundial, lá pelos idos de 73/74. Já baixei nesses anos tudo o que se referia a coletâneas dos anos 70 e não achei nada. As dicas, pelo pouco que me lembro, são as seguintes:
1 - No refrão se falava "cash country", ou algo parecido;
2 - Rolava um moog ao fundo, durante toda a música, inclusive o solo, lembrando a "Solar Musik Suite" do Steve Hillage;
3 - A voz do intérprete se assemelha a do David Gilmour.

OBS.: Ignorando a decrepitude avançada, o cara prometeu que vai dar cambalhotas de alegria, se alguém matar esta charada...


Charada nº 19  (Claudio Alves  -  crdalves@yahoo.com)  (OBS.2)

Aí vão trechos de um blues nacional (acredito que tenha ouvido na maldita FM, lá pelos idos dos anos 80):

"desarvorada...
eu estou nos becos mais escuros,
à sombra dos corações humanos

uma vez dito e redito seu destino em profecia
o folclore nas calçadas, os faróis ferindo a noite...
desarvorada....

ela diz que só queria ser estrela de cinema
tudo aquilo que se queira, nada disso que se espera...
desarvorada"


Charada nº 18  (Delio Guimarães)

A música era do estilo do Roxy Music e uns trechos da letra eram mais ou menos assim (é de memória, que não é das melhores): "...the sound/song was almost going down... ...shadows on the wall... ...will I see her again... ...the man who met her first I feel jealousy... ...my name is Jessy Lee..."

RESPOSTA: Snafu - 1974 - Situation Normal - Jessie Lee  (identificada por Yuri Garin)


Charada nº 17  (Carlos Albuquerque  -  cbcalbuquerque@uol.com.br)

Uma das músicas que mais marcaram a programação nos idos de 1975-77, e de que gostava imensamente, era interpretada por mulher, cuja voz doce, lírica, assim iniciava uma sucessão de onomatopéias: "pa buda, ...pa bada bu dum, ...pa bu da, pa bara budu.......pabarebada, pauarum, pabarebada, pauera, pabarebada, parebudih........" tudo mais ou menos assim. E com o acompanhamento de um piano. Era curta, cerca de 1 a 2 minutos (17A). Em seguida entrava uma música lenta, algo parecido com Van der Graaf Generator (17B).

 

RESPOSTA 17A: Renaissance - 1971 - Illusion - Face Of Yesterday  (identificada por Delio Guimarães)

 

RESPOSTA 17B: Peter Hammill - 1974 - The Silent Corner And The Empty Stage - A Louse Is Not a Home

 

OBS.: Esta é a sequência 007, da lista disponível aqui na página.

 


Charada nº 16  (atormentado desconhecido 2, da comunidade "Órfãos da Eldo"/Orkut  -  pulsar.pf@gmail.com)

Outra que parece com a voz do Jon Anderson, aparece com um piano ao fundo e ele canta mais ou menos assim: "Hey, down. Got a looser in your eyes, tomorrow again, once again".

RESPOSTA: The Trip - 1973 - Time Of Change - Rhapsodia  (identificada e/ou informada por Paulo Klem)


Charada nº 15  (atormentado desconhecido 2, da comunidade "Órfãos da Eldo"/Orkut  -  pulsar.pf@gmail.com)

Gostaria de saber de quem é uma música que é um solo belíssimo de violino (toda a música). Já pensei em PFM (tenho quase todos os cds e não achei).

RESPOSTA: Embryo - 1973 - Rocksession - Warm Canto  (identificada por Yuri Garin)


Charada nº 14  (atormentado desconhecido, da comunidade "Órfãos da Eldo"/Orkut  -  pulsar.pf@gmail.com)

Gostaria de saber quem é o cara que conversava com a plateia e ao fundo somente baixo, bateria e órgão. A entrada da música era: "ladies and gentlemen..." no meio da música ele pergunta o nome a alguém na plateia e o cara responde - "my name is Jack" - e ele faz trocadilho com o nome do sujeito. Depois a música terminava em ritmo de blues. Já me falaram que era George Duke. Já até pensei ser Frank Zappa por haver na música vibrafone (se não me engano).

RESPOSTA: Frank Zappa - 1974 - Roxy & Elsewhere - Be-Bop Tango  (identificada e/ou informada por Paulo Klem)


Charada nº 13  (Clara)

Comecei ouvir a Eldo em 1976/77, e sei que existem músicas que eu nunca mais vou ouvir, como por exemplo, uma banda portuguesa (sim, de Portugal mesmo!), com uma vocalista fantástica, uma música de qualidade, melodia e letra impecável.

Nota do editor: Não foi a primeira referência a músicas portuguesas na Eldo. Mais de uma vez já comentaram de que no disco prog do José Cid (1978), também tem alguma que tocou (ninguém lembra qual). Pesquisei sobre a desconhecida da Clara e descobri que o grupo chamado "Banda do Casaco", lançou 4 discos até 78, sendo que, em pelo menos 2, o vocal era feminino. Há também a cantora Lena D'Água (conhecida pelos ouvintes da Flu), mas ainda não procurei por sua discografia.

RESPOSTA: Lena D'Água - 1982 - Perto De Ti - No Fundo Dos Teus Olhos De Água

OBS.: a confusão de rádios é grande, nas fitas e nas lembranças dos ouvintes; esta música deve ter tocado na Flu FM. Não custa lembrar que a Eldo terminou em setembro de 78...


Charada nº 12  (GGELDO)

Era um som que terminava no meio e o vocal dizia que não ia tocar mais. Tinha uns 2 minutos mais ou menos. Era em inglês. Lembra um pouco o som do Ted Nugent (Death Misadventure), do meio em diante.

OBS.: Quando pela primeira vez o GGELDO descreveu a "música do guitarrista de saco cheio", ele acrescentou que era ao vivo e que, de repente, ela era interrompida e uma voz (provavelmente do guitarrista) avisava que não ia prosseguir, pois não aguentava mais.

RESPOSTA: The Tubes - 1978 - What Do You Want From? - Boy Crazy  (identificada por Guilherme Gayo)


Charada nº 11  (Cesar  -  vcaballeros@yahoo.com.br)   

Tinha uma música que tocava entre 1973-1975 que começava com uma locomotiva e ia aumentado gradativamente, depois entra uma guitarra dedilhando e o resto dos instrumentos. Não é David Bowie.

Nota do editor:  A primeira vez que um ouvinte comentou sobre essa "música da locomotiva" foi em 2005 e, que eu saiba, até hoje ela não foi descoberta. Se alguém puder fornecer, no livro de visitas, mais detalhes sobre ela (se tem voz, se é longa, etc.), os detetives da Eldo agradecem.

SUGESTÃO 1: Supertramp - 1974 - Crime Of The Century - Rudy  (indicada por Guilherme Rosa)

SUGESTÃO 2: BT Express - 1974 - Do It ('Til You're Satisfied) - Express  (indicada por Guilherme Gayo)

SUGESTÃO 3: Symphonic Slam - 1976 - Symphonic Slam - Modane Train  (indicada por Guilherme Gayo)

STATUS: Aguardando manifestação do ouvinte Cesar.


Charada nº 10  (Renato  -  renato.fernandes@rpdm.com.br)

Somente ouvi essa música uma única vez. Seguinte: suite longa (aí pelos 20 minutos) com um solo de bateria que ocupa mais da metade da música. O solo me lembra Kraftwerk mas é gente batendo e não teclado/computador...

SUGESTÃO 1: Iron Butterfly - 1968 - In-A-Gadda-Da-Vida - In-A-Gadda-Da-Vida  (indicada por Mercio Caldas)

SUGESTÃO 2: New Trolls - 1971 - Concerto Grosso No.1 - Nella Sala Vuota  (indicada por Marcelo Rocha)

STATUS: Aguardando manifestação do ouvinte Renato.


Charada nº 9

Era uma faixa longa que eu decidi na hora que era Vangelis mesmo sem ter o disco - tocava MUITO na Eldo (inteira) e na TV num anúncio de cigarro chamado Luiz 15.

Problema - eu tenho todos os Vangelis e ela não está neles ou minha memória pifou de vez e eu não sei mais como era a música...

Alguém se lembra qual era a música no anúncio do cigarro Luiz 15???

RESPOSTA: Vangelis - 1975 - Heaven And Hell - Heaven And Hell, Part 2  (a música foi confirmada como aquela que corresponde à lembrança do ouvinte; se ela foi usada no anúncio citado, não há certeza)


Charada nº 8  (Gilson Araújo)

Tocava uma música nacional que tinha a seguinte letra:

"Pinga colírio nesta paisagem que eu quero uma imagem clara, meus óculos verdes não eram rayban, era o verde que eu queria roubar da asa branca e espalhar na manhã" (8A). Na sequência vinha uma música em que o cantor tinha a voz parecida com a do Joe Cocker (8B).

RESPOSTA 8A: Achados & Perdidos - 1974 - Achados & Perdidos - Pinga Colírio Nessa Paisagem  (identificada por Claudio Dias)

RESPOSTA 8B: Jane - 1974 - Jane III - Comin' Again  (identificada por Gilson Araújo)


Charada nº 7  (Jorge Quintella)

Essa, acho que é Vital Farias:

"Quem encontrar o rebanho em torno da mesa, da hóstia, do vinho e do pão e dizimar o rebanho que negras ovelhas traíram o senhor........... Mas quem usou do chicote, lanhou-se também nas farpas que utilizou........."

RESPOSTA: Vital Lima - 1978 - Pastores Da Noite - Pastores Da Noite  (identificada por Jorge Quintella)


Charada nº 6  (Marcelo Rocha)

Essa começa com seis batidas de violão, um "All Right" e três sequências com a mesma batida, sendo que, em cada batida, entra um instrumento diferente: baixo, bateria e guitarra, nesta ordem. No refrão tem uma batida forte da guitarra seguida de um solo simples e a voz é parecida com a do Eric Clapton.

RESPOSTA: Nils Lofgren - 1976 - Cry Tough - Share a Little  (identificada por Marcelo Rocha)


Charada nº 5  (Marcelo Rocha)

Me lembrei de mais uma, mas tenho pouco a dizer. Ela é um hard e o riff é feito com dedal e tem breves distorções no estilo havaiano, que fica sendo fundo durante toda a música. Se assemelha muito com o Wishbone Ash, mas não é. Ela começou a tocar por volta de 76.

RESPOSTA: Nutz - 1976 - Hard Nutz - I Know The Feeling  (identificada por Marcelo Rocha)


Charada nº 4  (Sérgio Lucindo)

A música que tem a frase "she became a witch" é um folk cujo vocal lembra bastante Tir Na Nog. Pode ser Horsilps, Incredible String Band, Amazing Blondel, Pentangle e até mesmo Tir Na Nog.

RESPOSTA: Decameron - 1973 - Say Hello To The Band - Byard's Leap  (identificada por Sérgio Lucindo e Lúcio Soares)


Charada nº 3  (Guilherme Barroso)

Existe uma música que tocava depois de "Play the game" do Gentle Giant, que era marcada por uma batida metálica e seus fundos foram utilizados por Kim Karnes em "Betty Davies Eyes".

RESPOSTA: King Crimson - 1974 - Red - One More Red Nightmare


Charada nº 2  (Lúcio Soares)

A faixa começa com a bateria e logo em seguida entra o baixo, que tocará a mesmíssima sequência de notas ao longo de toda a música. Mais adiante, entra uma guitarra em scordatura, e fica duelando com o baixo. Era um som progressivo, à la Soft Machine, mas eu conheço razoavelmente bem o Soft Machine e não me lembro dessa faixa em nenhum álbum deles (2A). Vinha logo depois de uma faixa bem agitada, como se fosse algo de um precursor do Punk Rock (2B). Como a época era 1974, ainda não existia, até onde eu saiba, o Punk.

RESPOSTA 2A: Niagara - 1972 - S.U.B. - Kattarh  (identificada por Claudio Oddone e Claudio Dias)

RESPOSTA 2B: Blue Öyster Cult - 1974 - Secret Treaties - ME262


Charada nº 1  (Claudio Dias)

Na verdade, isto não é uma charada; é apenas uma pergunta do atormentado que vos escreve:  Alguém sabe qual é a versão de  HANDBAGS AND GLADRAGS, que tocava na Eldo??

RESPOSTA: Michael D'Abo - 1974 - Broken Rainbows  (identificada por Yuri Garin e Sérgio Lucindo)