Eldo POP - A melhor Rádio de Rock Progressivo em FM do Rio de Janeiro

98.1MHz, ZYZ-22

Atualizado em fevereiro de 1999!  

Com mixagens sensacionais, principalmente para os recursos da época, aqui estão algumas das músicas que tocaram na programação (caso voces não se lembrem a rádio não dizia os grupos / músicas.) O início eu não sei ao certo. Falam em 1972, mas eu só comecei a ouvir em 74. Era uma fórmula extremamente simples e funcional que durou até o domingo de 27 de setembro de 1978

A rádio tocava MÚSICA das 7:00h da manhã as 2:00h do dia seguinte sem locutores e com raríssimos anúncios. Tinha um que eu especialmente gostava: LIGHT - Poupe a sua energia, use a nossa. Bons tempos esses da energia elétrica barata...

Eram apenas gravadores de rolo que se intercalavam com os cartuchos de vinhetas. As fitas eram gravadas inclusive com material emprestado por colecionadores da época. Um acervo de Rock gigantesco que desapareceu com o fim da rádio. Mesmo antes de acabar os rolos já não variavam quase. Foi uma decadência forçada para terminar a festa.

Mas após o falecimento do Big Boy, em 77, o progresso (???) chegou e a rádio teve que se adequar a nova legislação de FM que sairia em 79 (dizer a hora, mais MPB, etc), além de ter que competir com outras de programação mais digamos 'popular' (?)  como a rádio Cidade que estava estourando nessa época. O resultado foi o futuro fracasso da Rádio 98...

No começo da 98FM, tinha até a madrugada 98 que forneceu os nomes de várias músicas que tocaram na Eldo - claro após as 22h, para finalizar a programação.  Nada mais dos rolos fantásticos gravados nos bons tempos. Apenas algo jogado no ar sem compromisso. Esses rolos parece que simplesmente sumiram da globo com o fim da rádio.

Outras rádios tentaram preencher a lacuna, mas certamente era impossível... (a bem da verdade seria até ilegal com as restrições impostas pelo DENTEL).

A Fluminense FM bem que tentou, mas foi um natimorto que na minha opinião terminou como devia.

Talvez fosse apenas um sonho e como tal, acabou, porém as pessoas que ouviram nunca mais esqueceram...

Alguns (como eu) estão até hoje procurando pelos discos das fitas sem nome que possuo.  

Se você é um destes por favor entre em contato comigo!  

Tivemos até um certo revival através da Rádio DelRey FM (hoje Rádio Alvorada) que no programa Rock Lazer chegou até a colocar umas seqüências gravadas da EldoPOP no ar, além de muitos discos que tocaram na Eldo. Tive o prazer de contribuir com alguns discos na época - era FANTÁSTICO participar desse projeto, mesmo com os poucos discos que eu possuia na época. A única tristeza era ver os rolos serem apagados após a transmissão do programa por contenção de despesas. Era gravar, transmitir e apagar para o próximo programa...

Foi sensacional, mas como sempre não foi comercial, o dentel não gostou, a diretoria reclamou e o programa acabou...

Meus agradecimentos profundos ao Wiliam Ribeiro (o programador musical da DelRey na época) que me emprestou as fitas de Rolo que possui. Foram 19 carretéis de rolo com qualidade que foram transformados em alguns CD's em MP3. É o que sobrou da história da rádio.

As seqüências desta página foram fornecidas pelo Sérgio Lucindo, uma pessoa que lamento não mais ter contato. Não sei por onde anda mas certamente é um dos que mais conheceu a EldoPop. Era mais um ouvinte fanático como eu e tantos outros da época. Elas ficaram guardadas por todo este tempo, mas com a internet pude finalmente divulgá-las.  

Não sei porque, mas o segredo sempre rondou as informações sobre a rádio. Muitas pessoas não gostam de dizer o que descobriram. Um egoísmo sem sentido que esta página se propõe a mudar. Caso você também pense assim, ajude / contribua com o que puder.  


A memória de Big Boy

Que juntamente com o Mário Henrique (peixinho) e o Formiga (Criador do PlimPlim da globo) criaram a Rádio. Através de um primo do Formiga (o Eduardo, da Tijuca) eu descobri vários grupos que tocavam na rádio.  

 

As seqüências Eldopop  


Luiz Carlos

Rio de Janeiro - Brasil